
A Central de Intérpretes de LIBRAS de Chapecó-CILC efetivou-se a partir de 2015, com a apoio do Ministério Público, depois de muitas discussões a respeito da falta de acessibilidade em Libras nos diferentes espaços públicos e privados do município de Chapecó.
A Associação de Surdos de Chapecó-ASC iniciou esse movimento, que teve a apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência-COMDE e do grupo de Intérpretes da época. Neste ano ainda, foi firmado o primeiro convênio, e até a presente data outros parceiros foram sendo agregados.

A CILC tem por função principal facilitar o atendimento a comunidade surda, a partir de um trabalho humanizado através da acessibilidade da Libras. Nos casos de atendimentos a órgãos públicos, estaduais e federais que ainda não possuem acessibilidade, a CILC presta serviço voluntário sempre que possível e encaixe na agenda.
Funcionamento da CILC:
1. A ASC disponibiliza um e-mail e um contato telefônico (ligação e/ou whatsapp), onde o surdo ou o local que necessita de interpretação entra em contato solicitando o profissional;
2. A CILC possui uma lista com mais de 40 intérpretes cadastrados e seus respectivos horários disponíveis;
3. Atualmente o profissional bilíngue que faz a mediação dos atendimentos públicos municipais e das instituições conveniadas, é cedido pela Prefeitura Municipal de Chapecó também conveniada da CILC.
Como solicitar intérprete?

É muito simples, tanto os setores quanto os surdos, entram em contato com a Central de Interpretes, passando dia, local e horário do atendimento para que façamos a mediação com os profissionais intérpretes disponíveis para acompanhar o usuário surdo.

E empresas não conveniadas, podem solicitar intérprete?
SIM!
As empresas e instituições não conveniadas, que tem interesse e/ou necessitam de interpretação podem entrar em contato solicitando os profissionais. Sendo que os valores para o atendimento são conforme tabela de referência da própria categoria.